Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de abril de 2016

PT - A DEMOCRACIA COMO VALOR MONETÁRIO - Texto de Mário Sabino de O Antagonista, 18/04/2016


Amigos, Gostei do texto de Mário Sabino de O Antagonista (18 de Abril de 2016), que transcrevo por se tratar de um quadro fiel do que se passa na cuca dos petralhas. A Democracia serve apenas para encher as burras. Eles sempre quiseram vender ao Brasil esse tipo de Democracia, como uma espécie de porta dos fundos do balcão de negócios que é a política na versão lulopetralha. Pequeno detalhe: o honrável público matou a charada e não cai mais na conversa do Lula. Excelente depoimento!


PT: A DEMOCRACIA COMO VALOR MONETÁRIO

Por Mário Sabino

Em 1990, eu passei por uma experiência curiosa e esclarecedora: editei a revista Teoria & Debate, do PT. Tinha 28 anos, estava desempregado e um amigo me convidou para esse trabalho. Eles não precisavam de um petista – jamais fui simpatizante do partido ou filiado –, mas de um jornalista que soubesse editar. Recém-casado, durango, aceitei o convite. 

Eu era um estranho no ninho, mas fui bem recebido. Tanto que continuei a editar a Teoria & Debate, na condição de freelancer, por mais algum tempo, mesmo depois de empregado na Istoé.
Eu lia aqueles artigos extensos, escritos numa língua próxima ao português, e procurava lhes dar alguma sintaxe na sua falta de sentido intrínseco e extrínseco. Eu dizia que não era possível que eles ainda acreditassem em "luta de classes" e minhas observações eram ouvidas com sorrisos condescendentes. Eu fazia piadas sobre a "redenção da classe operária" e eles riam. Eu colocava poesias de grandes autores na quarta capa e eles aceitavam.
Eles, no caso, eram o baixo clero da máquina do partido com quem eu lidava no cotidiano. Meu contato com o alto clero – os intelectuais petistas, integrantes do conselho editorial da revista – era esporádico. Vez por outra, havia uma reunião para definir a pauta e o meu papel era escutar calado o que discutiam.
Lembro que uma questão aparentemente não superada pelo PT naquele momento era se a democracia era um "valor estratégico" ou um "valor universal". Traduzindo: se aceitar as regras democráticas consistia apenas numa forma para chegar ao poder – e, em seguida, implodir a coisa toda, a fim de instituir a "ditadura do proletariado" –, ou se era possível revolucionar a sociedade dentro da moldura estabelecida institucionalmente pela "burguesia". O contexto mundial era o da recente queda do Muro de Berlim e o esfacelamento do que os petistas chamavam de "socialismo real" no Leste Europeu (uma distopia que queriam fazer renascer como utopia).
Passados quase trinta anos, constato que, para o PT, a democracia sempre foi um valor monetário.
Uma vez no poder, o PT tentou apodrecer a democracia para enriquecer ilicitamente a casta dirigente do partido.
Uma vez no poder, o PT tentou putrefazer a democracia para desgovernar o país por meio da compra de aliados circunstanciais.
Uma vez no poder, o PT tentou ulcerar a democracia para conquistar votos através da distribuição de migalhas a pobres desassistidos eternizados como pobres assistidos.
Em resumo, o PT raspou os bigodes stalinista e trotskista para tascar um bigodão sarneyzista no seu discurso socialista.

4 comentários:

  1. PQP isso é pura realidade pr quem acompanha o partido com crítica e observação

    ResponderExcluir
  2. Deveria haver uma cláusula de barreira, na reforma política que deve ser feita, para não admitir o funcionamento de partidos totalitários como o PT!

    ResponderExcluir
  3. Deveria haver uma cláusula de barreira, na reforma política que deve ser feita, para não admitir o funcionamento de partidos totalitários como o PT!

    ResponderExcluir
  4. É a pura verdade! O PT se apropriou do discurso da esquerda, o qual aprendeu a mimetizar com perfeição, porém suas ações no plano político visam somente ao enriquecimento ilícito. A fachada é de um partido político, mas age como organização criminosa. E muitos membros do partido 'compraram' a ideologia bolivariana que é usada como fachada

    ResponderExcluir