Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de setembro de 2009

LULA, SARKOZY E A DANÇA DOS BILHÕES



Os Presidentes Lula e Sarkozy ensaiam um pas de deux no Palácio da Alvorada

Nada contra reaparelhar as nossas Forças Armadas, que os vários governos da "Nova República" deixaram em situação pre-falimentar, tal o grau de sucateamento em que se encontravam, do ponto de vista do armamento e da logística. Acho correta a decisão de reaparelhamento da nossa Marinha de Guerra e da Força Aérea, notadamente porque foi garantida a transferência de tecnologia. Espero que os blindados e os veículos de transporte do nosso Exército recebam atenção semelhante, dada a imensidão da fronteira seca do Brasil com o Uruguai, a Argentina, o Paraguai, a Bolívia, o Perú, a Colômbia, a Venezuela e a Guiana Francesa. O Congresso e o Tribunal de Contas devem ficar atentos para que os gastos do Tesouro nessas compras bilionárias sejam efetivados com total transparência.

Reivindiquemos igual zelo do governo Lula em face de dois itens da gestão pública que estão à míngua: a saúde do povão e a segurança do mesmo. Quanto à saúde, é totalmente inaceitável que o Ministro Temporão continue a fazer declarações bombásticas, quando sabemos que o país carece, neste momento, das doses necessárias de Tamiflu, para garantir a percentagem mínima de segurança indicada pela Organização Mundial da Saúde, no que tange ao atendimento à população (conforme denúncia do Laboratório Roche). O PT burocratizou a gripe suína e o seu tratamento. E o temor se estabeleceu pelo país afora. Deus nos proteja!

Quanto à segurança cidadã, seria bom que o governo tomasse providências generosas, de forma semelhante a como está procedendo em matéria de segurança nacional. As Polícias civis e militares das várias unidades da Federação estão em precário estado. E falta treinamento adequado para os seus efetivos. Os índices de violência estão muito altos nas cidades brasileiras. Fala-se em 80 mil mortes violentas por ano: uma catástrofe!

A imprensa colombiana noticiou que alguns oficiais e soldados da Força Nacional Permanente do Brasil foram a Bogotá para conhecer o treinhamento acurado que recebem os policiais colombianos. Seria o momento de fazer parcerias mais constantes nesse terreno. Fiquemos de olho! A segurança nacional é essencial. Mas também são importantes, para todos nós, a saúde pública e a segurança cidadã.

Um comentário:

  1. Vi hoje na televisão brasileiros, em Santa Catarina, chorando em desespero. Haviam perdido tudo. Houve reclamações quanto à falta de informações metereológicas em relação aos tornados. Ficamos, então, sabendo que faltam no Brail radares metereológicos, os únicos capazes de prever esta catástrofe. Os satélites fazem previsões fidedignas, mas não em relação a este fernômeno. Temos 28 radares, sendo que o MÍNIMO necessário seriam 100. Minha pergunta, será que Lula não poderia, ao invés de gastar tantos bilhões com os franceses. comprar os satélites necessários para evitar que as pessoas fossem subitamente despojadas de tudo, inclusive de seus filhos e de suas vidas? Nada contra a compra feita nestes dias, mas é preciso pensar também em problemas como estas tragédias, e ainda a saúde e a educação.

    ResponderExcluir